Caso de apicificação. Paciente em tratamento ortodôntico procurou atendimento para dente 22, assintomático, por indicação de outro colega. No exame clínico câmara pulpar já acessada e ausência de respostas aos testes de percussão e palpação. O exame radiográfico e a tomografia revelaram formação radicular incompleta e rarefação óssea periapical. Após descontaminação cuidadosa das paredes do canal, com mínimo desgaste, foi então preenchido com hidróxido de cálcio. Na segunda sessão, um mês após, o canal foi obturado com um tampão de hidróxido de cálcio P.A. na região de lacuna óssea e de ausência parcial de paredes dentinárias. Em seguida foi então colocado MTA até o preenchimento total do canal.
Caso de apicificação realizado pelos alunos Osvaldo Guimarães e Adriano Yassunaga, da turma V da Especialização de Endodontia da HPG Brasília.
O tratamento endodôntico na rizogênese incompleta, em dentes com vitalidade pulpar, realizados no período da dentição mista, possuem particularidades completamente diferentes em relação aos dentes com o ápice completamente formado, e o cirurgião dentista deve estar familiarizado com essas diferenças, que vão desde a cirurgia de acesso, até a fase de irrigação e preparo, e principalmente da obturação e dos materiais e técnicas utilizadas nessa fase.
Ao contrário do tratamento convencional, a endodontia em dentes com formação radicular incompleta tem uma visão mais conservadora e uma abordagem menos invasiva. É uma área que costuma ficar entre a odontopediatria e a endodontia, muitas vezes com visões diferentes de tratamento entre as duas áreas da odontologia.
https://www.youtube.com/c/CarlosFerrariEndodontia
https://ferrariendodontia.com.br/mta-e-bioceramicos-na-endodontia/