Cirurgia paraendodôntica incisivo inferior com perfuração.

Cirurgia paraendodôntica incisivo inferior com perfuração.

Cirurgia paraendodôntica incisivo inferior com perfuração.

Paciente, sexo feminino, 88 anos indicada por colega após perfuração durante tentativa de acesso em dente incisivo inferior para colocação de retentor intrarradicular. No planejamento, a realização de acesso com guia foi descartada devido a pouca estrutura remanescente. Optou-se então por cirurgia paraendodôntica para fechamento da perfuração e do forame. O dente foi selado e o canal apto a receber o tratamento e retentor.


Cirurgia paraendodôntica incisivo inferior com perfuração. In: Tessare et al. Propriedades, Características e Aplicações Clinicas do Agregado Trióxido Mineral – Mta. Uma Nova Perspectiva em Endodontia. Revisão da Literatura. Electronic Journal of Endodontics. 2005.

INTRODUÇÃO


Após o tratamento endodôntico, o que se espera é a reparação deste com os tecidos circunvizinhos o mais rápido possível. Acidentes podem acontecer durante o tratamento e estes por sua vez também tem que serem sanados – reparados para se obter a cura. Um deles é a perfuração que para prevenir airritação com os tecidos adjacentes, evitar formação de lesões ósseas e perda detecido periodontal, esta tem que ser “fechada”. Recentemente foi lançado no mercado odontológico um novo cimento
com consideráveis propriedades físico-químicas e biológicas em diversas situaçõesclínicas. Biocompatível, indutor de dentinogênese, cementogênese e osteogênese, hidrofílico, radiopaco, detentor de ação antimicrobiana e promotor de selamentomarginal adequado prevenindo infiltrações definem o Agregado de Trióxido Mineral,mais conhecido como MTA.

Desenvolvido por Mahmoud Torabinejad, o MTA apresenta-se como um pó branco ou cinza de fácil manipulação composto basicamente por óxidos minerais eíons, principalmente íons cálcio e fosfato, os quais também são componentes dos tecidos dentais, fato este que confere biocompatibilidade ao material (Torabinejad et al., 1995a; Ruiz et al., 2003). Por isso tem sido utilizados também em pulpotomias, capeamentos pulpares diretos, apicificações e apicigêneses, perfurações radiculares e de furca, fraturas radiculares, retrobturações. O MTA pode ser uma nova alternativa para estas indicações clínicas.É um excelente selador marginal que impede a migração bacteriana e penetração de fluidos tissulares para o interior do canal radicular; utilizado em locais com presença de umidade relativa, sem perda de suas propriedades,
diferentemente de outros materiais que exigem campo operatório absolutamente seco, normalmente difícil de se obter, principalmente nos casos de cirurgias paraendodônticas e retrobturação.

Dentre estas indicações clínicas, principalmente as de caráter endodôntico, um dos desafios a ser superado é desenvolver um produto que possua propriedade capaz de tratar com eficácia as perfurações radiculares e/ou de furca trazendo menores danos aos tecidos periapicais.

Cirurgia paraendodôntica incisivo inferior com perfuração.

https://ferrariendodontia.com.br/retro-obturacao/

Você também pode gostar

Cirurgia paraendodôntica em pré molar com pino de fibra

Cirurgia paraendodôntica em pré molar com pino de fibra

Paciente procurou a clínica queixando-se de dor ao pressionar a região gengival inferior anterior. No exame clínico, dor à percussão na região de 41 a 32. O exame radiográfico e a tomografia revelaram área radiolúcida na região apical do dente 31, além de prótese fixa e retentor intrarradicular de grandes dimensões. Optou-se então pela cirurgia paraendodôntica. Foi realizada apicectomia, retro preparo com ultrassom e retro obturação com cimento biocerâmico.

ler mais