Tratamento endodôntico na rizogênese incompleta. 2a. parte. Aula Online.
O tratamento endodôntico na rizogênese incompleta, realizados no período da dentição mista, possuem particularidades completamente diferentes em relação aos dentes com o ápice completamente formado, e o cirurgião dentista deve estar familiarizado com essas diferenças, que vão desde a cirurgia de acesso, até a fase de irrigação e preparo, e principalmente da obturação e dos materiais e técnicas utilizadas nessa fase.
Ao contrário do tratamento convencional, a endodontia em dentes com formação radicular incompleta tem uma visão mais conservadora e uma abordagem menos invasiva. É uma área que costuma ficar entre a odontopediatria e a endodontia, muitas vezes com visões diferentes de tratamento entre as duas áreas da odontologia.
Essa aula, dividida em duas partes, discute os conceitos básicos sobre o tratamento endodôntico em dentes com rizogênese incompleta, como a definição e características histológicas do dente com formação radicular incompleta, os estágios de Nolla e as características da polpa em pacientes jovens, além dos recursos de diagnóstico em pacientes na dentição mista, como testes de vitalidade, análise visual da polpa exposta, exame clínico e radiográfico. Além disso são expostos alguns materiais abordados nos casos clínicos, como os cimentos biocerâmicos e o MTA e instrumentos para sua aplicação, plasma rico em fibrinas e laser.
A segunda aula apresenta as diferentes modalidades de tratamento de acordo com o diagnóstico pulpar, capeamento pulpar e pulpotomia para dentes com vitalidade e apicificação e revascularização para dentes com necrose. Além disso, discute as diferenças entre apicigênese e apicificação de acordo com o tratamento realizado. Além disso apresenta os dados da literatura a respeito dos temas abordados na aula.
Tratamento endodôntico na rizogênese incompleta. 2a. parte. Aula Online.