No momento, você está visualizando Fratura radicular. Diagnóstico radiográfico.

Fratura radicular. Diagnóstico radiográfico.

Fratura radicular diagnóstico radiográfico. Diagnóstico de fratura radicular no dente 11 sexo masculino, trauma jogando futebol, num fim de semana.

Pela impossibilidade da realização de uma tomografia, o exame radiográfico básico se tornou ainda mais importante.

Foram realizadas diversas tomadas com variação de angulação vertical e em duas se observou a imagem típica da fratura, provavelmente naquelas angulações mais paralelas à ela.

O caso chama a atenção para a necessidade da exploração dos diferentes recursos radiográficos básicos, sem a dependência da tomografia.

Trauma dental

Fratura radicular in: Furtado, Gabriela Furlan, Juliana Morello, and Francisco Carlos Ribeiro. “Diagnóstico de fratura radicular vertical: revisão de literatura.” Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research 12.2 (2010).

INTRODUÇÃO:

As fraturas radiculares verticais (FRV) são um desafio para o cirurgião-dentista quanto à sua detecção precoce e conduta
a ser seguida. Diagnosticar essas fraturas é essencial antes de qualquer tratamento endodôntico ou restaurador tendo em vista que elas podem afetar drasticamente o sucesso do tratamento. São caracterizadas por uma completa ou incompleta linha de fratura que segue longitudinalmente no longo eixo do dente em direção apical. Frequentemente, estende-se através da polpa e do periodonto.

As fraturas representam 10,9% das causas de extrações dentárias, com maior incidência em dentes tratados endodonticamente.
O diagnóstico de FRV geralmente se torna difícil pois não há sinais, sintomas e características radiográficas exatas, podendo ser confundido com um insucesso no tratamentoendodôntico e até mesmo uma doença periodontal. Os sinais e sintomas mais comuns em FRV em dentes tratadosendodonticamente são dor, edema, presença de fístula e uma bolsa periodontal isolada, profunda e estreita. Já as características radiográficas são representadas pelo espessamento do ligamento periodontal; perda óssea vertical, localizada e profunda; perda óssea perirradicular localizada (halo de perda óssea).

Fratura radicular diagnóstico radiográfico

Deixe um comentário