No momento, você está visualizando Glide path na endodontia. Instrumentos

Glide path na endodontia. Instrumentos

Glide path na endodontia. Instrumentos disponíveis no mercado brasileiro em 2022.

Glide path na endodontia: in FELIX, Sacha; DE MELO JÚNIOR, Paulo Maurício Reis. GLIDE PATH: A CHAVE PARA O SUCESSO ENDODÔNTICO?. Scientific-Clinical Odontology, p. 121, 2020.

INTRODUÇÂO: Até o final da década de 80, o preparo biomecânico do tratamento endodôntico somente era realizado com brocas e limas manuais de aço inoxidável. As características apresentadas por esta liga metálica como o baixo grau de flexibilidade, alto módulo de elasticidade e alta rigidez fizeram com que fabricantes pesquisassem melhores alternativas na sua confecção , a fim de minimizar intercorrências.

Foram introduzidas limas com liga de níquel-titânio (NiTi) que começaram a ser acionadas por motores elétricos em rotação contínua, otimizando o tempo de atendimento clínico, proporcionando melhor conformação dos canais e, por apresentarem menor módulo de elasticidade, exercendo menores forças laterais nas paredes da dentina, sobretudo em canais curvos. Contudo, as limas desses sistemas ainda apresentavam elevados índices de fraturas, principalmente quando utilizados em canais radiculares de anatomia complexa.

Com isto, os fabricantes passaram a preconizar o Glide path (GP), antes do uso desses instrumentos, que tem por objetivo o aplainamento das irregularidades e possíveis interferências dentinárias intrarradiculares, desde a entrada do canal até sua saída fisiológica na constrição foraminal. O mercado odontológico disponibiliza instrumentos manuais: K-Files (KF), C+Files (Dentsply Sirona, York, PA, USA), C-Pilot Files (VDW, Munich, Germany), Hi-5 Files (Miltex, York, PA), Pathfinder (SybronEndo, Glendora, CA), Senseus Profinder (JSDental / Sendoline, Ridgefield, CT), D-Finders (Mani, Tochigiken, Japão) e mecânicos: PathFiles (PF; Dentsply Sirona, York, PA, USA), G-Files (Micro-Mega, Besançon Cedex, França), Hyflex EDM (Coltene – Whaledent, Allstetten, Suíça), NiTi Scout RaCe ( FKG Dentaire, La Chaux-de-Fonds, Suíça), Proglider (Dentsply Sirona, York, PA, USA), Proglider Gold (Dentsply Sirona, York, PA, USA)5 e as mais recentes R-Pilot(VDW, Munich, Germany)6 e WaveOne Gold Glider (Dentsply Sirona, York, PA, USA).

O termo glide significa deslizar, aplainar e path significa caminho, trajetória, direção. Esse termo é muito utilizado na área de aviação em que os controladores de voo são informados sobre o melhor ângulo e caminho para deslizarem com segurança na fase de aproximação final dapista no momento de pouso. De maneira semelhante, o GP é utilizado em Endodontia para que a ação ao longo do SCR sejaexecutada de forma suave e segura.
Em 2008, o movimento reciprocante foi introduzido para reduzir o impacto da fadiga cíclica nos instrumentos rotatórios de NiTi, permitindo uma maior sobrevida . Esses sistemas utilizam uma única lima e a realização do GP não é considerado mandatório.
Diante deste contexto, o que os estudos revelam sobre este procedimento? Qual sua verdadeira influência na prática clínica endodôntica? Já temos evidências científicas suficientes?

Glide path na endodontia.

Deixe um comentário