Instrumentos endodônticos manuais. 1a Aula de instrumentos endodônticos, sobre as definições básicas sobre características dos instrumentos em geral e as principais sobre os manuais.
In: Tavares et al. Índice de fratura de instrumentos manuais de aço inoxidável e rotatórios de NiTi em clínica de pós-graduação em Endodontia. Arq Odontol, Belo Horizonte, 51(3): 152-157, jul/set 2015
Introdução. Instrumentos manuais de aço inoxidável (AI) são amplamente utilizados na prática endodôntica. Devido ao alto módulo de elasticidade, estes instrumentos podem predispor a erros operatórios tais como transportes, degraus, zips e perfurações. De acordo com avaliação com microscopia eletrônica de varredura, a fadiga foi identificada como a principal causa de fratura de instrumentos manuais de AI2. Instrumentos rotatórios fabricados a partirde ligas níquel-titânio (NiTi) foram introduzidos na Endodontia para minimizar os erros de procedimento e aumentar a segurança durante o preparo dos canais.
A liga NiTi possui duas propriedades principais: superelasticidade e efeito memória de forma. Estes instrumentos possuem baixo módulo de elasticidade, são flexíveis e têm alta resistência mecânica. Os instrumentos de NiTi, apesar das propriedades mecânicas desejáveis, podem sofrer fraturas. A fratura por torção ocorre quando a ponta ou outra parte do instrumento fica presa no interior do canal e sua haste continua girando. Assim, o instrumento sofre deformação plástica, que pode ser seguida por fratura. A fratura por fadiga ocorre sem sinais visíveis de deformação anterior. Ao girar dentro de um canal curvo, o instrumento é submetido a tensões de tração e compressão, concentradas na região de curvatura máxima da raiz. A fadiga desses instrumentos é diretamente proporcional à amplitude de deformação a que são submetidos, que depende da geometria do canal e do diâmetro do instrumento no ponto de flexão máxima.
As condições mais severas de fadiga estão associadas a menores raios de curvatura do canal e instrumentos mais calibrosos. A incidência da fratura de instrumentos manuaisde AI tem sido reportada entre 0,25% e 6%7-10. Por outro lado, instrumentos de NiTi acionados a motor têm sido relacionados a maiores índices de fratura, variando de 1,3% a 10%8,11,12. Entretanto, há poucas informações na literatura em relação ao momento de fratura destes instrumentos; se o mesmo ocorre na fase inicial de exploração dos canais ou em fases posteriores de instrumentação do sistema de canais radiculares (SCR) Instrumentos endodônticos. Básico e instrumentos manuais.
Instrumentos endodônticos manuais.