No momento, você está visualizando Preparo endodôntico automatizado. Aula online.

Preparo endodôntico automatizado. Aula online.

Preparo endodôntico automatizado. 3a aula da série de aulas de preparo endodôntico

Introdução

Movimento oscilatório

Movimento rotatório

Movimento reciprocante

Glidepath

Preparo cervical

Alargamento foraminal

Hibridização

Sequencia de preparo

Preparo endodôntico mecanizado in: Semaan et al. Endodontia mecanizada: a evolução dos sistemas rotatórios contínuos. RSBO v. 6, n. 3, 2009

Introdução

Para o sucesso do tratamento endodôntico é indispensável uma perfeita limpeza, modelagem e desinfecção do canal radicular e a obtenção de um formato cônico afunilado, semelhante à sua forma original, viabilizando, dessa forma, as condições para que o sistema de canais radiculares possa ser obturado hermeticamente. Sem dúvida, a fase que apresentou maiores transformações nos últimos anos foi o preparo do canal radicular, tendo em vista a gradativa “substituição” do preparo manual pela automatização das técnicas de modelagem. A instrumentação rotatória ou a mecanização da etapa do preparo do canal radicular, como tem sido denominada na atualidade passa por um processo de adoção inevitável por parte dos especialistas e está em constante evolução. A cada dia, novos motores e instrumentos são introduzidos no mercado e novos profissionais adeptos são conquistados, uma vez que a instrumentação rotatória promove maior rapidez no preparo do canal radicular e menor estresse para o profissional e seus pacientes durante a realização da terapia endodôntica.

Desde a introdução da liga de níquel-titânio na Endodontia e o posterior desenvolvimento dos instrumentos rotatórios, várias pesquisas vêm demonstrando a superioridade e a rapidez na conclusão dos preparos biomecânicos realizados pela instrumentação mecanizada. Diversos trabalhos científicos buscaram analisar a eficiência dos referidos instrumentos no preparo do canal radicular, no que diz respeito à limpeza promovida nas paredes dentinárias e à forma final obtida na modelagem, como mostram vários estudos.

Outro fator importante a ser considerado durante a limpeza e a modelagem é a anatomia interna do dente em questão, uma vez que canais radiculares achatados podem ser considerados verdadeiros obstáculos para o preparo rotatório adequado do canal radicular. Com relação à limpeza do canal radicular pela ação da solução irrigante, várias pesquisas e experiências clínicas têm demonstrado que o hipoclorito de sódio (NaOCl) possui características físico-químicas compatíveis com os requisitos básicos de uma solução irrigadora ideal. O hipoclorito de sódio a 5% é relatado na literatura como a solução mais eficiente na limpeza dos canais radiculares, como mostram alguns estudos. Entretanto os mesmos autores são unânimes quanto à questão da biocompatibilidade da solução em tal concentração, e alguns sugerem diminuir o referido teor de cloro ativo para 2,5%, minimizando assim sua ação deletéria nos tecidos periapicais. O preparo químico-mecânico do canal radicular é a etapa que demanda mais tempo no tratamento endodôntico. Por isso, há muito tempo os endodontistas e as indústrias de materiais odontológicos preocupam-se com a criação de sistemas que permitam a modelagem dos canais por meio de uma instrumentação automatizada, o que facilita e acelera o preparo químico-mecânico dos canais radiculares.

Para alcançar esse objetivo, as últimas décadas foram e estão sendo marcadas pela criação e pelo aperfeiçoamento de inúmeros instrumentos e equipamentos. Assim, em virtude da busca constante pelo aprimoramento dos sistemas rotatórios, este estudo objetiva efetuar uma revisão de literatura sobre os mais recentes avanços na mecanização do preparo do canal radicular.

Preparo endodôntico automatizado.

Deixe um comentário