You are currently viewing Tratamento endodôntico de dens invaginatus.
Tratamento endodôntico de dens invaginatus

Tratamento endodôntico de dens invaginatus.

Tratamento endodôntico de dens invaginatus

Paciente procurou atendimento queixando-se de inchaço e dor forte na face, no lado esquerdo.

Após o exame clínico apontar resposta negativa do dente 22, o exame radiográfico mostrou imagem radiolúcida circunscrita no referido dente, sendo portanto o causal do abscesso agudo. Além disso observou-se má formação do tipo dens Invaginatus.

Após medicação prévia com antibióticos, o paciente foi reexaminado 1 semana após revelando remissão dos sinais e sintomas.

Na 1ª sessão fez-se a ampliação e descontaminação mecânica dos canais, seguido de medicação intracanal com Bio C Temp.

Na 2ª sessão, verificando-se a normalidade clínica, executou-se a obturação dos espaços, preenchendo-se o canal com Bio C Sealer, seguido da colocação de um Plug de Bio C Repair. Após verificação radiográfica do plug, preencheu-se a totalidade dos canais com o cimento biocerâmico e selamento com resina composta.

Caso realizado pelas alunas Jislayne Marcon, Camila do Valle e Zayli Rodriguez, da turma 10 de especialização em endodontia da HPG Brasília.

Professor de Endodontia
Professor de Endodontia
Traumatismo dentário

O MTA (Agregado Trióxido Mineral) é um material derivado do cimento Portland que revolucionou o tratamento de diversos casos na endodontia tanto em dentes de adultos como em dentes com rizogênese incompleta. É um material com propriedades bioativas, ou seja, promove a união entre osso e o material, promove a reparação tecidual de áreas com inflamações ósseas, tem pH básico, em torno de 12, com liberação lenta de hidróxido de cálcio e propriedades de resistência e selamento excelentes, únicas dentre os materiais dentários.

Os materiais derivados do MTA são chamados biocerâmicos. Hoje os cimentos biocerâmicos podem ser utilizados como material mais viscoso, para obturação convencional, conhecimentos como cimentos obturadores, ou com mais dureza, para os demais fins, conhecidos como cimentos reparadores. Entre as suas indicações principais estão o capeamento pulpar, a pulpotomia, perfurações de furca e lateral, reabsorção cervical inflamatória, reabsorção interna e externa inflamatória, e apicificação em dentes com formação radicular incompleta. Para contato com o MTA, os melhores materiais são os resinosos. Os adesivos podem ser aplicados sobre ele sem a necessidade de ataque ácido.

https://ferrariendodontia.com.br/mta-e-bioceramicos-na-endodontia/

Tratamento endodôntico de dens invaginatus

Deixe um comentário