Curso tomografia na endodontia, teórico prático.Treinamento para indicação, interpretação e manipulação de exames em computador.
8 horas aula
Tomografia na endodontia In: Radiologia aplicada à Endodontia. Carlos Ferrari, Machado. Endodontia, Princípios Técnicos e Biológicos. Ed. Gen, 2022.
Tomografia na endodontia
Apesar de toda evolução na ciência endodôntica, havia um entrave relacionado ao exame radiográfico, a observação bidimensional das estruturas, com sobreposições de imagens de fundamental interesse ao diagnóstico e tratamento. Com o advento da tomografia computadorizada na odontologia, pudemos então a ter acesso a imagens com três dimensões. Porém, o alto custo, difícil acesso e baixa resolução das imagens, ainda eram um impedimento à sua utilização na rotina clínica.
Ocorreu então uma revolução nessa área na odontologia, a tecnologia de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). A partir de seu desenvolvimento, obteve-se um maior acesso aos exames, com menor custo, melhores resoluções de imagem e doses mais baixas de radiação. Na endodontia, a utilização passou a se popularizar com o surgimento de aparelhos com resolução ainda mais acurada e imagens com maior detalhe e nitidez. Portanto, a tendência é que os exames de TCFC sejam utilizados na rotina clínica, para todos os casos, tanto para diagnóstico, quanto para dificuldades durante o tratamento e proservação.
Portanto, a TCFC possui inúmeras vantagens, como observação tridimensional, ausência de sobreposições, possibilidade de observação em múltiplos planos, fidelidade dimensionais e ser um facilitador da comunicação entre paciente profissional e até mesmo entre profissionais.
Porém, o exame possui desvantagens relevantes, como o custo elevado em relação ao exame radiográfico, e a produção de artefatos de imagem, interferências causadas por presença de metal. Essas desvantagens tendem a diminuir com o tempo, com a popularização dos exames e o desenvolvimento de novas tecnologias e softwares de tratamento de imagens.