No momento, você está visualizando Retratamento em dente com reabsorção externa.

Retratamento em dente com reabsorção externa.

Retratamento em dente com reabsorção externa.

Paciente assintomático encaminhado para retratamento do dente 37. Os testes clínicos tiveram resultado negativo. O teste radiográfico revelou canal parcialmente tratado, raiz distal com reabsorção externa e extravasamento de cone na mesma raiz.

Procedeu-se a desobturação do canal com a colocação de uma lima  hedtroem inclinada além da raiz, com movimentos de quarto de volta, para remoção do cone extravasado.

Após o esvaziamento, realizou-se a obturação com cimento Bio C Sealer.

Caso conduzido pela aluna Ana Paula Santos da especialização em endodontia da Chibebe Cursos em Taubaté.

Professor de Endodontia

In: Nudera.Selective Root Retreatment: A Novel ApproachJ Endod 2015; 1–7.

Resumo

O retratamento do canal radicular é tradicionalmente considerado uma abordagem de tratamento “tudo ou nada”. É normalmente recomendado que todos os materiais restauradores e de obturação devem ser removido de todas as raízes, independentemente da presença ou ausência de patologia periapical. Ao contrário, a cirurgia a endodontia não é vista como um tratamento com abordagem “tudo ou nada”, Tradicionalmente, apenas a(s) raiz(es) doente(s) é(são) abordada(s) por meio de ressecção apical e obturação apical.

O uso da tomografia computadorizada de feixe cônico permite uma avaliação mais precisa da condição periapical de raízes individuais. Esta informação introduziu uma nova e conservadora alternativa de tratamento para dentes previamente tratados endodonticamente com múltiplas raízes apresentando doença pós-tratamento. Esta nova abordagem é denominada retratamento radicular seletivo. Imagem avançada permite ao clínico tomar decisões de tratamento previsíveis com relação à presença ou ausência de patologia periapical de raízes individuais, em vez de tomar suposições sobre o dente como um todo. Seletivo retratamento radicular combina a abordagem de tratamento não cirúrgico retratamento com a seletividade da ressecção cirúrgica da raiz. Desta forma, o retratamento pode ser limitado a uma única raiz ou raízes mostrando claramente a patologia periapical enquanto deixa a(s) raiz(es) sem nenhum sinal visível ou percebido patose intocada.

Retratamento em dente com reabsorção externa

Deixe um comentário