Hidróxido de cálcio na endodontia. Antimicrobial activity of calcium hydroxide associated with a new vehicle (Triethanolamine).
Trabalho publicado na BDS com os Profs. Drs. Jacy Simi Jr (SP), Ricardo Machado (SC), Luiz Vansan (USP), Emanuel Silva (UFF RJ) e demais colegas.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade antimicrobiana do hidróxido de cálcio associado à dois veículos convencionais (anestésico líquido e azeite de oliva) e um novo veículo (Trietanolamina).
Material e Métodos: Inicialmente, os micro-organismos foram coletados de quatro incisivos superiores de um mesmo paciente
que apresentavam tratamentos endodônticos insatisfatórios e periodontites apicais persistentes utilizando cones de papel absorvente esterilizados inseridos dentro nos canais radiculares após a remoção do material obturador. Em seguida, estes foram cultivados em BHI durante 24 h e colocados em 10 placas de Petri com três orifícios preenchidos com as medicações avaliadas. Após 48 e 72 h, os halos de inibição foram aferidos. Resultados: Após aplicação do teste de Kruskal-Wallis com nível de significância de 1% (α = 0,01) foi observado que, hidróxido de cálcio associado à Trietanolamina, apresentou resultados semelhantes àqueles produzidos pelo líquido anestésico. Ambas as combinações foram superiores ao hidróxido de cálcio veiculado ao azeite de oliva.
Conclusão: Considerando os resultados deste estudo in vitro, é possível concluir que Trietanolamina pode ser uma alternativa viável para ser utilizada como veículo associado ao hidróxido de cálcio.
Palavras chave: Veículos farmacêuticos; Hidróxido de cálcio; Endodontia; Trietanolamina.
Hidróxido de cálcio na endodontia.
https://ferrariendodontia.com.br/fitoterapicos-na-odontologia/