Radiografía panorámica y tomografía computarizada de haz cónico para medir las distancias entre los ápices radiculares y las estructuras anatómicas. Estudio publicado en el Journal of Oral Research en colaboración con el Prof. Dr. Amjad Abu Hasna de la Universidade Estadual Paulista.
Resumo:
Objetivo: comparar a precisão da radiografia panorâmica com a tomografia computadorizada de Conebeam (CBCT) na medição das distâncias entre os ápice -raiz e as estruturas anatômicas adjacentes, incluindo o
seio maxilar e canal mandibular.
Material e métodos: um total de 200 varreduras de CBCT (100 maxilar e 100 mandibular) de pacientes que também tiveram panorâmico correspondente. A radiografia foi selecionada. Medições lineares (em mm) apresentando Imagem centralizada foi feita entre os ápice dos dentes maxilares e a parede inferior do seio maxilar, e entre os ápices dodentes mandibulares e a borda superior do canal mandibular usandosoftware específico para radiografia panorâmica e as medições nas secções coronais nas varreduras do CBCT. Os dados foram submetidos a estatísticos inferenciais e Análise e o teste t de Student para comparação entre medições.
Resultados: as varreduras de CBCT foram significativamente mais precisas que os panorâmicos
radiografia para medir as distâncias entre os ápices do maxilar dentes e a parede inferior do seio maxilar (p <0,05) e entre o ápice dos dentes mandibulares e a borda superior do canal mandibular ou forame mental (p <0,05).
Conclusão: as varreduras de CBCT apresentam medições mais precisas do que a radiografia panorâmica.