Tratamento endodôntico de um cisto periapical.. Paciente procurou atendimento na clínica, com queixa de inchaço, pressão e dor na região ocular, nasal e dental superior esquerda. Ao exame clínico, teste de vitalidade positivo nos dentes 21 e 23. O exame radiográfico e tomografia revelaram extensa imagem radiolúcida periapical na região superior esquerda, além de tratamento endodôntico do dente 22. Realizou-se também manobra de punção e descompressão, com líquido cístico característico, o que possibilitou o diagnóstico de cisto periapical.
Foi realizado então o retratamento do dente incisivo lateral superior esquerdo e medicação com Bio C Temp por 30 dias. Após o retorno, sem sinais ou sintomas, o canal foi obturado e o paciente instruído para a proservação a possibilidade de intervenção cirúrgica complementar.
Caso realizado pelas alunas Ester Ramos e Luciana Quirino, do curso de especialização em endodontia da HPG Brasília.
Tratamento endodôntico de um cisto periapical.
Cisto periapical in: Araújo et al. Tratamento de extenso cisto inflamatório em maxila – relato de caso. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.13 no.2 Camaragibe Abr./Jun. 2013
INTRODUÇÃO
Por definição, o cisto odontogênico inflamatório radicular é uma cavidade revestida por epitélio, que teve origem nos restos epiteliais de Malassez. Essa entidade patológica tem uma expressiva variabilidade no que se refere ao tamanho e à localização, não apresentando predileção por sítios. alguns autores referem uma maior incidência na região anterior da maxila. Como o próprio nome diz, o seu desenvolvimento está intimamente relacionado com a um estímulo inflamatório, e isso explica a frequente relação com atividade de cárie nos indivíduos acometidos. Na maior parte dos estudos encontrados na literatura, este é o cisto mais prevalente do sistema estomatognático, podendo chegar a 84,5% dos cistos odontogênicos Dados epidemiológicos mostram que o gênero masculino, na terceira década de vida é o mais acometido.
Tratamento endodôntico de um cisto periapical