You are currently viewing Materiais de endodontia. Checklist.

Materiais de endodontia. Checklist.

A ergonomia relacionado aos materiais de endodontia é relegada por muitos profissionais, é muito importante para um correto aprendizado e desenvolvimento. Com uma melhor organização, é possível ganhar tempo e eficiência, reduzindo custos de tratamento e ganhando com a qualidade final do tratamento. Esse checklist pode ser utilizado na organização e conferência de materiais de endodontia, e é utilizado nos nossos cursos de reciclagem, reforço, especialização e atualização por todo Brasil. 

 Na mesa principal, clínica, devem ficar os instrumentais e materiais para isolamento absoluto (pinça palmer, perfurador de Ainsworth, arco, lençol, grampos tesoura, fio dental) , irrigação (agulhas e seringas de soro fisiológico, hipoclorito de sódio, EDTA, cânulas intermediárias e pontas de aspiração), obturação (cones principal e auxiliares, cimento endodôntico, cones de papel, compactador de Mc Spadden, isqueiro e lamparina) e selamento cervical (espátula para resina, resina comum e flow, adesivo dentinário, microbrush e acído fosfórico), devem ser dispostos em bandejas separadas para que possam ser utilizados e deixados de lado após seu uso, sem interferência nas outras fases. 

 Com o tempo, o profissional habitua-se com essa organização e o processo passa a ser muito mais simples e corriqueiro. É importante também uma bandeja principal que permita a organização de pequenos itens, como anestésicos, agulha, régua, roletes de algodão, gaze, tamborel com as limas endodônticas, além do instrumental clínico. No equipo, ou mesa menor, devem estar os materiais auxiliares, como lupa, negatoscópio, filme radiográfico, broqueiro de pontas diamantadas, broqueiro de brocas de gates glidden, caixa organizadora de pontas de ultrassom, pote de algodão, organizadores de lima, caneta de alta rotação e micromotor de baixa rotação. 

De acordo com o espaço disponível, devem ser colocados os periféricos, como motor endodôntico, ultrassom, sensor radiográfico, termocompactador, localizador apical e materiais de proteção e biossegurança (óculos de proteção para paciente e profissional, babador, campos auxiliares). Os químicos devem seer carregados previamente na seringa para evitar acidentes com derramamento na mesa de trabalho.

https://ferrariendodontia.com.br/livro-endodontia-ricardo/

https://blog.dentalspeed.com/ergonomia-na-odontologia/

 

 

 

Deixe um comentário