Mtwo. Descrição básica do sistema VDW Mtwo sugerido para os alunos em nossos cursos, parte do guia para os principais sistemas disponíveis no Brasil.
Descrição do fabricante:
Sistema de limas NiTi para procedimentos tradicionais.
- Alta resistência à fratura
- Excelente desempenho de corte
- Não há efeito parafuso
- Uso seguro em todo o comprimento do trabalho desde a lima de tamanho mínimo (dispensa a técnica “crown down”, pois os movimentos de todas as limas são de pincelamento no CRT)
- Sequência Básica com apenas 4 instrumentos
- Apropriado para todos os contra-ângulos e motores com limite de torque
- Rotação recomendada 150-300 rpm
- Esterilizado
- Disponível também em cartelas com 6 unidades de um única numeração
- Ponta inativa
- As marcas de orientação são radiopacas
Sistema Mtwo in: Machado R.Princípios Biológicos e Técnicos. Ed. GEN, 2022:
O sistema Mtwo® (VDW) é composto por instrumentos usinados a partir de uma liga de NiTi convencional, comercializados em comprimentos de 21, 25 e 31 mm. Dividem-se em uma sequência básica e complementar, além de instrumentos avulsos (Figura 14.25). Todos são identificados a partir de um anel colorido presente no cabo, que diferencia o diâmetro de sua ponta de acordo com as normas ISO. A conicidade é identificada através de ranhuras no mesmo local (1, 2, 3 e 4 ranhuras correspondem, respectivamente, às conicidades de .04, .05, .06 e .07). Os instrumentos do sistema Mtwo® (VDW) têm secção transversal em formato de “S” e podem ser utilizados em qualquer motor capaz de realizar o movimento de rotação contínua que permita o controle de velocidade e torque.
Segundo Yang et al. (2011), a instrumentação com os sistemas Mtwo® e ProTaper® Universal proporcionou resultados similares em relação a área preparada, volume, manutenção da curvatura e porcentagem de paredes não tocadas do canal radicular. Contudo, o sistema Mtwo® foi capaz de realizar preparos mais centralizados e regulares.
De-Deus et al. (2016) concluíram que o instrumento n. 10/.04 do sistema Mtwo® apresentou resultados superiores para a realização do glide path, comparado aos instrumentos Proglider® (Dentsply-Maillefer) (ver adiante) e ProDesign Logic®, n. 25/.01 (Easy) em molares inferiores moderadamente curvos. Resultados superiores foram obtidos apenas pelo instrumento ScoutRace® 10/.02 (FKG Dentaire, La Chaux-de-Fonds, Suíça) (ver adiante). Ademais, estudos comparativos demostraram a maior capacidade do sistema Mtwo® (VDW) em respeitar a anatomia do canal radicular, mantendo sua forma original em comparação com os sistemas K3® (SybronEndo) e Race® (FKG) em blocos de resina e dentes extraídos.