No momento, você está visualizando Cementoblastoma benigno. Relato de caso.

Cementoblastoma benigno. Relato de caso.

Cementoblastoma benigno. Relato de caso.

Paciente caucasiano, sexo masculino, 35 anos, foi indicado por colega para avaliação e possível cirurgia paraendodôntica em dente 15, com tratamento endodôntico realizado e retentor intrarradicular instalado. No exame clínico, prótese bem adaptada no referido dente e presença de tecido cicatricial na região periapical do dente 14, possivelmente relacionado a uma fístula originada em uma infecção endodôntica desse dente, recentemente tratado.

No exame radiográfico periapical e panorâmico da região, observa-se imagem radiopaca circular circunscrita de cerca de 15 mm de diâmetro com pequenas áreas radiolúcidas em seu interior e limitada por um halo radiolúcido de cerca de 2 mm em toda sua extensão apical e média, e com suas bordas cervicais com a imagem fundindo-se à imagem da raiz do dente 15.

A hipótese de diagnóstico inicial foi de cementoblastoma benigno, lesão de origem não endodôntica, cujo tratamento mais preconizado é a remoção do elemento e da lesão, sobretudo pela sua grande extensão cervical. O paciente foi encaminhado ao estomatologista, que removeu a peça e confirmou o diagnóstico no exame patológico.  

O caso alerta para a atenção às lesões não endodônticas, que muitas vezes são tratadas como tal por falta de um diagnóstico apurado ou desconhecimento das patologias que possuem imagens na região periapical.

Cemento blastoma benígno. In: Neves et al. ev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.10 no.2 Camaragibe Abr./Jun. 2010:

INTRODUÇÃO

O Cementoblastoma benigno (CB) é uma patologia derivada de cementoblastos neoplásicos, originados do ligamento periodontal1, sendo que a sua etiologia ainda é desconhecida assim como as dos demais tumores odontogênicos.

Segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde (2005), o CB juntamente com o Mixoma Odontogênico e o Fibroma Odontogênico são neoplasias formadas por ectomesênquima odontogênico, com ou sem epitélio odontogênico. É uma entidade relativamente rara, com pouco mais de cem casos relatados, compreendendo de 0,8% a 2,6% dos tumores odontogênicos.

O CB se apresenta como uma massa, formada por material semelhante a cemento, aderida à raiz dentária e causando reabsorção radicular, mantendo, porém a vitalidade pulpar da unidade envolvida.

A maior parte dos dados sobre essa patologia foi extraída de relatos de caso e da publicação de pequenas séries, de sorte que as informações a respeito da lesão são ainda limitadas, o que torna qualquer informação adicional de suma importância, para que se possa delinear o perfil da condição.

O objetivo deste artigo é o de relatar um caso de CB, diagnosticado em um exame radiográfico de rotina, discutindo aspectos relevantes acerca de suas características clínicas, radiográficas e, também, do seu tratamento.

Cementoblastoma benigno

https://www.youtube.com/watch?v=PFOUa8g1CiA&t=1484s

https://ferrariendodontia.com.br/displasia-florida/

Deixe um comentário