Descrição básica do sistema de limas rotatórias Easy S2 sugerido para os alunos em nossos cursos, parte do guia para os principais sistemas disponíveis no Brasil.
Descrição do fabricante:
O sistema de limas rotatórias S2 é a solução completa para seu tratamento endodôntico, uma novidade que irá ELEVAR A EFICIÊNCIA E A SEGURANÇA no seu atendimento!
Protocolos facilmente aplicáveis em todas as anatomias.
- Potencializa a remoção de debris evitando a sua compactação, promovendo mais segurança e eficiência no seu atendimento.
- Simples, eficiente e segura.
- Kit com 3 limas.
SEQUÊNCIA DE LIMAS : 1 ORIFICE SHAPER | 1 GLIDE PATH | 1 SHAPER
Kit’s disponíveis:
Kit Amarelo (#.15/10 17mm, #.15/03 e #.20/04 25mm).
Kit Vermelho (#.15/10 17mm, 15/03 e 25/06 25mm).
Kit Verde (#.15/10 17mm, #.15/05 e 35/04 25mm).
Quantidade: 3 limas sortidas
Comprimento 21, 25 e 31mm
In: Machado, Ricardo. Endodontia: Princípios Biológicos e Técnicos. Disponível em: Grupo GEN, Grupo GEN, 2022.
Instrumentos endodônticos especiais de Ni-Ti mecanizados4
Referem-se aos instrumentos exclusivamente acionados por meio de dispositivos mecânicos para executar o movimento de alargamento contínuo ou alternado (também denominado reciprocante) (Figura 4.64). Para Lopes e Siqueira, em 2015,4 o termo “limas”, embora rotineiramente utilizado, é incorreto para a designação desses instrumentos, pois estes não foram desenvolvidos nem devem ser acionados a partir do movimento de limagem, e, portanto, deve-se chamá-los de alargadores endodônticos.
Alargadores endodônticos. A. Large (WaveOne, Dentsply-Maillefer). B. R50 (Reciproc, VDW). C. F4 (Protaper Gold, Dentsply-Maillefer). D. R50 (Reciproc Blue, VDW).
As partes ativas dos instrumentos endodônticos especiais de Ni-Ti mecanizados apresentam dimensões e desenhos variados, não havendo normas de padronização para a sua fabricação. A haste de acionamento é metálica (liga de latão – cobre e zinco) e unida por engaste ao intermediário do instrumento. Alguns apresentam corpo e haste obtidos por usinagem a partir do mesmo fio metálico (sem engaste).
Normalmente, a haste tem 15 mm de comprimento, porém pode ser menor (11 a 13 mm). Instrumentos e contra-ângulos menores conferem ao conjunto um comprimento total reduzido, o que facilita, por exemplo, a instrumentação em dentes posteriores de pacientes com limitada abertura bucal.
A haste de acionamento dos alargadores endodônticos é geralmente dourada ou prateada, com anéis coloridos ou estrias utilizadas para identificar a conicidade e o tamanho dos instrumentos em D0, além de apresentar um diâmetro universal de 2,30 mm, que permite adaptá-la em contra-ângulos de qualquer marca. O intermediário apresenta tamanho variável em função do comprimento do corpo e da parte ativa dos instrumentos, e a ponta é cônica circular com extremidade aguda, arredondada ou truncada, obtida por um processo de usinagem denominado torneamento cônico externo. A “passagem” da ponta para a haste de corte helicoidal cônica se dá por meio de uma curva de transição, que reduz a possibilidade de travamento (imobilização) dos instrumentos em rotação contínua no interior do canal radicular, minimizando as chances de fratura, formação de degraus e a ocorrência de perfurações radiculares.
A haste de corte helicoidal dos instrumentos endodônticos especiais de Ni-Ti mecanizados é cônica com a base voltada para o intermediário. Na maioria das vezes, é obtida a partir de um fio metálico por meio de um processo de usinagem denominado roscamento ou rosqueamento externo. Contudo, também pode ser estabelecida por torção.
A haste de corte helicoidal cônica constitui-se pelas hélices e canais helicoidais dispostos em direção oblíqua ao longo eixo do instrumento (da direita para a esquerda). Em poucos instrumentos/sistemas, ambos estão alinhados em direção oposta (da esquerda para a direita) .
Sistema limas easy s2.